Anarquia na passarela (Daniel Rodrigues)

Anarquia na passarela (Daniel Rodrigues)

R$ 49,90
. Comprar  
ANARQUIA NA PASSARELA
A influência do movimento punk nas coleções de moda

Daniel Rodrigues

 
Assunto: Moda | Comportamento
Páginas: 192
Formato: 15x23cm
ISBN: 9788562757655
Dublinense

A moda e o punk. A bela e a fera. Um casamento insólito que, à primeira vista, faz pouco sentido.

A relação é repudiada por ambos os lados. Os punks, desgostosos de se verem ligados a uma “futilidade”, cospem para o lado, ignoram. Os estilistas, ofendidos pela acusação de serem influenciados por tal movimento, negam três vezes. Ninguém gosta de tocar no assunto.

Aí entra Daniel Rodrigues.

Neste livro, ele se propõe a investigar o assunto. Começa com a história do punk e mostra que essa inter-relação sempre esteve lá. É impossível falar do punk sem lembrar de Malcom McLaren, empresário dono de uma loja de roupas que criou os Sex Pistols, banda síntese do niilismo e da iconoclastia punk. E como eles expressavam isso? Pelas suas roupas, ora. O fetichismo, os rasgados, as junkie faces, os motivos militares: nada era deliberado.

O livro passa também pela história da moda, da alta costura. As mudanças introduzidas por aqueles que viriam a ser seus grandes nomes: Chanel, Dior. O fim do século XX que vê a moda, com seu espírito antropofágico, abraçar e digerir as tendências do punk. Westwood, Galliano, Gaultier, nomes que não se furtaram de pôr a rua em cima de uma passarela.

É tudo isso e algo mais que o leitor vai encontrar aqui. Como diriam quatro rapazes magros cujo visual em jeans e couro faz sucesso até hoje: “Hey, ho, let’s go”.


Depoimentos:

“Daniel Rodrigues ainda explica como aquela brincadeira que reunia música revolucionariamente primitiva, atitude quase criminal e roupas extravagantes sacudiu o mundo inteiro. E o mundo da moda nunca mais foi o mesmo.”
Carlos Gerbase, fundador dos Replicantes



Sobre o autor: Natural de Porto Alegre, Daniel Rodrigues é jornalista formado pela PUC/RS. Foi repórter, editor de cultura e subeditor do site 359 Online, tendo por este ajudado a receber o 1º Lugar na Categoria Jornalismo de Web no XX Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo, em 2003. Membro da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), mantém o blogue de cinema OEstadodasCoisasCine, e também é apaixonado por música, poesia, literatura, artes plásticas, antropologia e futebol. Colabora para o blogue cultural Clyblog, no qual publica contos, poesias, crônicas, resenhas, entre outros.

 
• Código do produto: 1DB1BE
• Quantidade mínima: 1
Veja também